Base de Conhecimento

Instalação e Configuração do XenServer 6.5 imprimir

  • 0

XenServer e sua utilização para todas as cargas de trabalho

O Citrix XenServer é uma plataforma líder de virtualização de servidor e gerenciamento de hipervisor, que reduz o custo total de propriedade para aplicativos, desktop, nuvem e infraestruturas de virtualização de servidor. A consolidação e a contenção de cargas de trabalho no XenServer permite que organizações de qualquer vertical ou tamanho transformem a forma como a TI empresarial calcula as infraestruturas, superando os desafios de datacenter de TI das empresas modernas de hoje.

O Citrix XenServer fornece abstração estável e elástica da infraestrutura subjacente. Com base no Xen Project Hipervisor de fonte aberta, o Citrix XenServer fornece gerenciamento eficiente do Windows e Linux das máquinas virtuais (VMs) e fornece uma plataforma extremamente econômica para consolidação de servidores, desktops e aplicativos.

Com o XenServer, é possível consolidar diversas máquinas virtuais com sistema operacionais diversos em servidores físicos, reduzindo o número de imagem de discos que você precisa gerenciar e permitindo uma fácil integração com a infra-estrutura de rede, de storage, existente na empresa. Ganha em flexibilidade, pois o XenServer permite programar a manutenção sem parada, usando o XenMotion para migrar máquinas virtuais que estão ligadas, de um host pra outro. (migração à quente). Ainda consegue aumentar a disponibilidade das suas máquinas virtuais utilizando o HA, você configura políticas que reiniciam as máquinas virtuais em outro host caso um determinado host venha a falhar.

Para administrar o XenServer, você tem basicamente dois caminhos. O primeiro é utilizando a console visual do XenCenter. XenCenter é a console de gerenciamento do XenServer que roda dentro do Windows. Você instala o XenCenter, cadastra o endereço IP do XenServer e passa a ter todo o gerenciamento do XenServer, a partir de uma console intuitiva. A outra forma, é através da linha de comando, a interface de comando, CLI do XenServer, onde você conecta diretamente em um host do XenServer e executa os comandos do XE para fazer todo o gerenciamento do seu ambiente. Mais complexo, porém mais completo.


 

Como pode-se verificar no quadro abaixo, algumas funcionalidades do XenServer 6.5.

 

Funcionalidades

Citrix XenServer 6.5

Suporte a Vários Sockets (Processador Físico)

Sem restrições

Memória Ram no Host

1 TB RAM no Host

Tamanho máximo de Memória RAM na VM

128 GB RAM

Instalação Bare-metal

Gratuito

Ferramentas de migração P2V e V2V Gratuitas

Gratuito

Gerenciamento Múltiplo de Servidores

Gratuito

Pools de Recursos (Cluster) e Storage Compartilhado

Gratuito. Para servidores com mesmo hardware

Snapshots de máquinas virtuais (VM)

Gratuito

Monitoramento de performance em tempo Real

Grauito

Migração a Quente (XenMotion) e Backup de VMs Incluso

Gratuito

Quantidade de vCPU (Processador Virtual) por máquina Virtual

Suporte a 16 vCPU para VMs Windows e suporte a 32 vCPU para VMs Linux

Modo Manutenção

Incluso

Atualização do Hypervisor

Facilitado com Assistentes dentro do XenCenter

Templates VMs

Gratuito

Clonar VMs

Gratuito

Suporte a SNMP

Gratuito

 

Requerimentos para o XenServer

XenServer é executado diretamente no seu hardware, então não haverá nada entre o hardware e o XenServer. Em outras palavras, o XenServer funcionará literalmente como o sistema operacional. Ele vai falar diretamente com o hardware, incluindo a interface de rede (NIC) e controlador de armazenamento.

Ele requer uma CPU 64-bit com a tecnologia Intel VT ou AMD-V habilitado, isso é mais como uma especificação recomendada, não significa que XenServer não será instalado se o seu processador não possuir suporte a  Intel VT ou AMD-V habilitado. Porém, ele terá seus recursos e funcionalidades bem limitadas.

O XenServer é um hypervisor paravirtualizado, usa a técnica de paravirtualização. Portanto, requer que o processador existente em seu servidor físico possua suporte a tecnologia de virtualização para que você aproveite todas as funcionalidades e vantagens dessa tecnologia. É peciso de um mínimo de 2 GB de RAM só para instalar XenServer, mas o recomendado é de pelo menos 8 GB, especialmente se você pretende hospedar múltiplas máquinas virtuais. XenServer sozinho vai exigir 16 GB de espaço em disco. Mas, novamente, você vai precisar de mais para as máquinas virtuais caso deseje hospedá-las localmente.

Pode-se instalar até 1 TB de RAM, 16 placas de rede, e 64 processadores lógicos em um host físico que executa o XenServer. Lembre-se que os processadores lógicos é uma combinação dos núcleos, o hyperthreading que está ativado, etc.

É recomendado que você verifique a lista de compatibilidade de hardware (HCL) no hcl.xensource.com antes de comprar qualquer do hardware ou periféricos que você pretende anexar ao seu servidor.

Instalando o XenServer

  1. Certifique-se de VT (ou AMD-V) está ativado no BIOS do seu servidor.
  2. Inicialize o CD.

Uma vez que ele inicia, a instalação do XenServer começa automaticamente.

 

A primeira informação que será solicitada é o tipo de teclado que pretende utilizar. Escolha um e clique em OK.

 

Clique OK novamente na tela seguinte que é apenas informativa sobre instalação do XenServer.

 

Sinta-se a vontade para ler o Contrato de Licença e ao terminar clique em Accept EULA.

 

A CPU desse servidor já está com a tecnologia Intel VT habilitada. No entanto, propositalmente ela foi desativada, a fim de mostrar o que você vai encontrar ao instalar XenServer em um sistema que não tem Intel VT (ou AMD-V) habilitado. Assim como, se seu sistema já possui  Intel VT (ou AMD-V), porém você se esqueceu de ativá-lo. Então esta é a mensagem que o XenServer  ira informar.

 

Tudo que você tem a fazer é voltar para a BIOS e habilitá-lo lá. Agora, vamos ver o que acontece quando você clica em OK.  O sistema irá continuar a ser instalado normalmente  e a próxima pergunta é referente ao lugar onde você gostaria de instalar o XenServer. Escolha o local para instalação, e a opção Enable. ...XenDesktop ela só deve ser marcarda para otimizar a utilização de virtualização de Desktops no XEN e isso não é nosso foco no momento, então vamos deixar desmarcada, vamos em frente e clique em OK.

 

Selecione a fonte de sua mídia de instalação. Em nosso caso, é a mídia local, mas pode ser HTTP, FTP ou NFS para você. Clique em OK.

 

Em seguida, você será perguntado se deseja instalar quaisquer pacotes adicionais, como drivers. Em nosso caso, não temos nenhum, então selecione No.

 

Depois disso, você será perguntado se deseja verificar a integridade da ISO que você baixou para se certificar de que não está corrompido para não ter problema ao efetuar a instalação. Desde que se tenha certeza que a ISO está ok não é preciso realizar esse teste, então vamos optar por pular esta parte e clique em OK.

 

Configure uma senha para a conta de root.

 

Você pode então escolher se deve permitir que o DHCP atribua a esta instalação um endereço IP ou se vai atribuir um endereço IP manualmente. Em nosso caso, vamos deixar o DHCP fazer a atribuição. Mas quando for usar em um ambiente de produção é aconselhado que se destine um ip estático para o servidor.

 

Em seguida será a configuração do host. Novamente, você pode deixar DHCP cuidar disso, caso deseje, ou pode atribuir um nome manualmente ao host. Escolhemos atribuir um, dando-lhe o nome de "xs01.brascloud ". No entanto, vamos deixar para DHCP definir a configuração de DNS. Como você pode ver, você também pode configurar manualmente o DNS, Clique em OK.

 

Encontre sua localização geográfica, selecione e clique OK.

 

Encontre sua cidade ou área e clique em OK.

 

É fundamental que você configure as definições de tempo em seu XenServer corretamente. E recomendado, que se você vai fazer várias instalações do XenServer deve ter um servidor NTP de algum tipo rodando em sua rede, caso não tenha poderá utilizar os serviços da “ntp.br”, neste caso é o que vamos utilizar. Selecionar a opção using NTP na tela e digite os endereços da “ntp.br” na tela seguinte e clique em OK.

 

Você deve estar pronto para instalar XenServer, então vá em frente e clique em Install XenServer.

 

Neste ponto, a instalação do Xenserver foi concluída e agora remover a mídia de instalação e reiniciar o servidor.

 

Próximos tutoriais apresentaremos algumas funções do XenServer e XenCenter.


Esta resposta lhe foi útil?
« Retornar